18.12.11

O orgasmo político

um-povo-inculto - Apocalipse Em Tempo RealSerá que ainda existe razão para confiarmos nesses políticos que aí estão? A ganância faz parte do DNA que corre em suas veias, e a corrupção virou um alimento diário da qual se fartam e nunca se saciam. A população encontra-se desacreditada, cansada e adormecida. Será que realmente existe solução para tal quadro crítico em que vivemos e presenciamos todos os dias?

Fico me perguntando, o que podemos fazer para mudar essa situação? Por onde começar, o que fazer, a quem recorrer? Câmara, Senado, em todo lugar existe algo da qual nos envergonhamos. Envergonhamos-nos de votar e eleger aqueles que irão nos sacanear, roubar e furtar nossas esperanças.

Um idoso luta e contribui por anos, e quando realmente precisa... Não funciona. Escolas e hospitais estão à beira do caos. E por aí vai.

Por falar em crise mundial...

Nãó é preciso ser economista para perceber a grave turbulência que afeta a economia globalizada. E o Brasil, apesar do PIB de US$ 2,5 trilhões, pode ser atingido.

Desde o início deste novo milênio eram evidentes os sintomas de que a próxima geraçãoão desfrutaria o mesmo nível de bem-estar observado nos últimos 20 anos. Nenhuma economia podia suportar tamanho consumismo e a monopolização crescente da riqueza.
Muitas são as causas da atual crise econômica. Como leigo no assunto, arrisco o meu palpite. Desde os anos 80, a especulação se descolou da produção. O mundo virou um cassino global. Bilhões de dólares circulam em busca de investimentos rentáveis. A lógica do lucro supera a da qualidade de vida. A estabilidade dos mercados é, para os governos centrais, mais importantes que a dos povos. Salvar moedas, e não vidas humanas.

A Europa entrou em colapso. A culpa é de quem? Ora, crime de colarinho branco não tem culpado. Culpados existem. Todos, agora, se escondem sob a barra da saia do FMI. E nós, brasileiros, sabemos bem como o Fundo pune: redução do investimento público; arrocho fiscal, desemprego, aumento de impostos, corte de direitos sociais, punição a países com déficit público etc. A história recente da Europa ensina que a crise social é o ovo da serpente — chocado pelo fascismo. Sobretudo quando a crise não é de um país, é de um continente inteiro.

As mobilizações tipo “Ocupem Wall Street” servem para denunciar, não para propor, se não houver um projeto político. Quem se queixa do presente e teme o futuro corre o risco de se refugiar no passado — onde se abrigam os fantasmas de Hitler e Mussolini.

Fico com uma leve sensação de que esse tipo de crise “provocada” para nos acorrentar e nos subjugar, leva os sacanas do congresso a um “orgasmo” profundo, onde o sofrimento e desgraça alheia os “mata” com regozijo na alma.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Maxwell Palheta | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons