14.10.11

Explosão no Rio de Janeiro: Os reais culpados pelas mortes

rio_de_janeiro - Apocalipse Em Tempo RealA tragédia no Rio de Janeiro traz às claras a falibilidade dos órgãos fiscalizadores deste Estado e a facilidade com que este é desrespeitado. Como se não bastassem as explosões de bueiros causados pela negligência da empresa de energia LIGHT, o Rio de Janeiro é marcado por mazela que, numa simbiose venenosa à sociedade, se alimentam, ficam mais fortes e trazem, revolta, desespero e dor.

No que diz respeito às falhas no descumprimento às leis, vemos um estabelecimento que, mesmo com seguidas “notificações”, permanecia em pleno funcionamento com cilindros de gás industriais. Segundo o Corpo de Bombeiros, num parecer de 2010, naquele restaurante não poderia existir nenhum metro cúbico, mesmo canalizado ou em bujões.

Resta agora aos Poderes concedentes avaliarem as autorizações de funcionamento dos estabelecimentos de qualquer espécie. O local da explosão de ontem na Praça Tiradentes, funcionava com ‘alvará provisório’, sendo este sido renovado por três anos – mesmo depois dos bombeiros terem alertado sobre a incompatibilidade da edificação com o gás.

Temos então um paralelo entre a tragédia no restaurante e o imbróglio dos bueiros. Este espaço reiteradamente chamou a atenção para o risco de explosões muito mais letais, tamanha a leniência do poder público e das concessionárias. Isso, felizmente parecia estar mudando?

Daí surge mais uma explosão na vida dos cariocas, e a população, acuada, tenta encontrar respostas a esse desvario de negligência. Como se não bastassem as sucessivas tragédias dos bueiros, o incidente de ontem ceifou, por ora, três vidas e feriu 17 pessoas.

Não é de mais questionar até que ponto a corrupção, a jeitinho brasileiro e a falência da máquina pública são os culpados pelas mortes da explosão na Praça Tiradentes. E se permitirão que outros paguem com a vida tantos erros.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Maxwell Palheta | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons