19.8.11

É por essas e outras que eu odeio a Rede Globo – Parte 2

 rede-globo - Apocalipse Em Tempo Real “Há pessoas que retiram com prazer aquilo que acabaram de dizer, como quem retira uma espada do ventre do adversário”. Essa foi a forma brilhante que o escritor francês Pierre-Jules Renard encontrou para definir um pedido de desculpas. Essa frase deveria fazer parte do novo código de ética do Jornal Nacional, da Rede Globo.

Durante uma chamada para o JN desta quarta-feira, 10, às 17h, foi anunciado que a ex-vice-presidente de TI da Caixa Clarice Copetti estava presa por envolvimento nas fraudes do ministério do Turismo. Só foi “libertada” por volta das nove da noite, quando Willam Bonner fez uma constrangida retratação no ar. Era tudo mentira. Ou, em palavras mais arrogantes, um “erro de informação”.

Já nas palavras mais precisas da “prisioneira”: “Um veículo de comunicação me colocou como ré, me julgou, fazendo o papel do Judiciário, e me prendeu, fazendo o papel do Executivo. Ou seja, assumiu as funções do Estado brasileiro sem sequer procurar se informar sobre quem eu era”. É, foi bem mais que um erro.

Consta que em conversas de Clarice com editores do JN, nem eles souberam explicar como haviam anunciado a falsa prisão. Por que não entraram em contato com ela, o “outro lado”?  Essa é uma das poucas leis universais do bom jornalismo. Custava telefonar? Uma empresa daquele tamanho? A vítima foi avisada pelos seus familiares, em pânico!

Mas basta pedir desculpas? O mínimo seria explicar como se construiu um erro gravíssimo desses. Em detalhes. Porque o que fica é a impressão de que isso já aconteceu antes. E voltará a acontecer novamente. Medo.

Se fosse comigo, abriria mão das desculpas e preferiria minha parte em dinheiro. É um estrago e tanto na vida de qualquer um. Milhões de pessoas que ouviram a chamada da prisão não estavam assistindo TV quando foi feita a retratação. Já era.

Na verdade, um erro desses não tem perdão. Deve doer muito quando retiram uma espada de dentro de nós.

Por: Marco Antonio

Leia também:

É por essas e outras que eu odeio a Rede Globo
Verba das enchentes foi para a Rede Globo

1 comentários:

Anônimo disse...

Odeio a Globo pelo seguinte motivo: Aquele canal chamado Gloob(NET canal 30), que estreou recentemente na NET, não aceita animes japoneses na programação, ou seja, só é exibido conteúdo voltado para crianças de 5 a 8 anos. É por isso que eu dificilmente assisto TV. A Record é muito pior, pois é mais manipuladora e mais sensacionalista.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Maxwell Palheta | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons