14.7.11

Saúde pública VS Gastronomia francesa: Mais uma canalice de Sérgio Cabral

SergioCabral - Apocalipse Em Tempo Real É provável que o governador Sérgio Cabral nunca tenha ouvido falar do psicólogo americano Abraham Maslow, que criou a teoria da hierarquia de necessidades. Segundo Maslow, as necessidades de nível mais baixo sempre devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Daí, surgiu a Pirâmide de Maslow, que tem como base as necessidades físicas, fisiológicas e, no topo, a necessidade de autorrealização.
Se tirarmos a base do indivíduo, ele não tem condições de sobrevivência. Pois eis que o governador acaba de despejar uma unidade de suma importância para a saúde pública para instalar uma escola de... gastronomia francesa. Trata-se da Escola Técnica Enfermeira Isabel dos Santos, dedicada à capacitação de profissionais de saúde para o SUS. A sede, que ficava na Rua da Passagem, em Botafogo, foi cedida ao Cordon Bleu.

O que mais entristece é a justificativa: treinar profissionais de gastronomia para Copa e Olimpíada. Será que ter gente especializada em cozinha francesa é realmente mais emergencial e necessário do que pessoal treinado para atender pacientes? Creio que não. Estamos falando de uma escola que tem a mesma idade do SUS: 22 anos. Foi criada em 1º de novembro de 1989, e no ano seguinte ainda recebeu o nome de uma sanitarista — Enfermeira Izabel dos Santos — que tem importância essencial para o ensino público de saúde. E esta escola não para de inovar em projetos de formação.

E o mais incrível é que recursos previstos no Projeto de Fortalecimento e Modernização da Escola, da ordem de R$ 500 mil, não puderam ser executados devido à “impossibilidade de comprovar a propriedade do terreno como um bem público”.

Ora, se os recursos estavam bloqueados por causa disto, o que aconteceu, que, de repente o impedimento legal desaparece? Fica a pergunta: a democratização da gastronomia francesa chegará antes da democratização do direito a saúde e a educação profissional de nível técnico? O que está na base da pirâmide social de necessidades? Saúde para a população ou escargots?

Por: Pedro de Jesus

712401 

Leia também:

Verba das enchentes foi para a Rede Globo
Retrato da vida: O Rio de Janeiro de Sérgio Cabral e Eduardo Paes
FIFA E COI – CORRUPÇÃO S/A
Governador Sérgio Cabral: Um perfeito canalha, ou um canalha perfeito?
Governador Sérgio Cabral: Um perfeito canalha, ou um canalha perfeito – Parte 2 – Bombeiros - RJ
Livro do MEC incentiva a emburriquês
Governador Sérgio Cabral e Prefeito Eduardo Paes, por favor leiam
Rio de Janeiro, uma cidade chamada caos
Rio de Janeiro: Uma cidade monitorada e vigiada

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Maxwell Palheta | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons